18.9.11

Blog e jornalismo

Esses dias celebraram os dez anos da queda das Torres Gêmeas.
Me lembro do dia em que aconteceu. Eu estava em casa navegando na internet com a minha "super" conexão de 64kbp/s quando a Globo noticiou que uma das torres havia sido atingida por um avião; ninguém falava em terrorismo até então.
Na época, os blogs estavam em ascensão, só que o conceito era diferente. Hoje em dia ser blogueiro é profissão, meio que um jornalismo de vanguarda e coisa e tal. Há dez anos (ou mais) a coisa não era tão assim. Nós meio que nos divertíamos escrevendo histórias e adorávamos divertir os nossos "leitores" que, muitas vezes, nada mais eram que nossos amigos blogueiros.
Bem, o fato é que quando nós, os blogueiros da época, ficamos sabendo dos ataques às torres (e não tínhamos idéia de se tratar de um ataque terrorista), começamos a passar informação nos ligando a uma espécie de "rede blogueira". Todos queria ajudar, escrever e reportar sobre o acontecido. Havia um conhecido nosso em NY, até! Estávamos antenados.
Já naquela época começávamos o que hoje é comum, jornalismo via blog. Já era uma tendência. Hoje é realidade.
Se procurarem nos meus posts mais antigos, talvez achem algumas mensagens sobre as torres, se bem que muito do que escrevi se perdeu quando o Blogger foi vendido para o Google.
Hoje praticamente não podemos comparar o mundo blogger do de há 10 anos, mas ainda podemos tentar nos divertir e divertir um pouco aos nossos leitores. Tá, tudo bem que não tenho entrado pra escrever mais, mas quem sabe isso não muda, não é?

Nenhum comentário: